Header Image

Jamila Borda

Engenheira da Continental Automotive GMBH

Desde cedo que Jamila foi incentivada pelos pais a acreditar em si própria, nomeadamente em quem ela se pretende tornar. Já em pequena se pôde observar uma clara tendência para a inovação técnica.

Jamila Josip Borda é Engenheira de Design e Desenvolvimento de Hardware / Eletrónica com sede na Alemanha com largos anos de experiência e sucesso na indústria da eletrónica automóvel assim como PC’s Industriais.

Atualmente, na Continental Automotive GmbH, especializou-se no design avançado de sistemas eletrónicos para câmaras de veículos com foco nos sistemas de assistência ao condutor e veículos de condução automática.

Com experiência no design eletrónico, Jamila utiliza o seu conhecimento na participação ativa de revisões de artigos técnicos para diversas conferências tecnológicas a nível mundial.

Sendo uma das oradoras do painel Fórum internacional “10 mulheres que precisa de ouvir” realizado anteriormente no Brasil, Jamila partilhou a sua experiência na carreira tecnológica com mulheres de diferentes grupos etários e áreas profissionais, como fonte de inspiração e motivação.

Enquanto embaixadora nomeada pela Alemanha para a SWE (Sociedade das Mulheres Engenheiras, com sede nos Estados Unidos), Jamila defende o papel das mulheres na engenharia e o seu progresso na área tecnológica. Ela presta serviço enquanto embaixadora líder da SWE global para um grupo de embaixadores locais em diversas partes do mundo, desde a Ásia, Europa, África assim como América do Norte e América do Sul.

Jamila é um membro ativo da maior organização mundial de engenharia eletrónica e elétrica IEEE e respetivas filiais, IEEE CAS (Sociedade de Circuitos e Sistemas), IEEE WIE (Mulheres na Engenharia), e IEEE Young Professionals.

Como exemplo e fonte de inspiração para jovens mulheres no STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Matemáticas), Jamila é um modelo exemplar para a direção da organização FabFems, uma base de dados internacional de mulheres no STEM.

Com uma forte paixão por questões humanitárias, Jamila presta serviço no sistema de orientação para futuros estudantes universitários órfãos, escolhidos pela organização Ashinaga.

As filosofias pessoal e profissional de Jamila regem-se pelos conceitos de humildade, disciplina, consistência, paciência, assistência ao próximo e acima de tudo lutar pelo perfeccionismo em todos os aspetos da vida.

Voltar ao topo